O Natal do Piquenique em 12 receitas


O calor da lareira na sala. Os livros de receitas abertos. O açúcar, a farinha e os ovos prontos a serem utilizados. A família reunida. Está tudo pronto para começar uma das nossas mais antigas tradições- irmos para a cozinha e prepararmos a ceia de natal.
Os preparativos começam logo na noite de dia 23, o momento em que a nossa mãe nos chama até à cozinha para começarem a preparar bolinhos de bolina com frutos secos, uma receita que não pode faltar na noite de natal e que precisa de ser preparada um dia antes. A seguir aos bolinhos de bolina, as rabanadas são o doce mais importante lá em casa. Feitas pela nossa mãe, mas com a receita da avó Maria, estas são consideradas as melhores rabanadas de sempre por todos aqueles que já tiveram o prazer de as provar.



Em tempos nós preferíamos passar as noites que antecediam ao natal a sonhar acordadas com os presentes que iríamos receber mas agora não há nada melhor do que estar com a nossa mãe na cozinha a preparar a bonita aletria, as deliciosas filhoses e claro, o saboroso pudim de caramelo e pinhões porque nos natais do Piquenique não faltam doces, frutos secos e abóbora pronta a ser transformada num saboroso arroz doce de abóbora e nos típicos sonhos de abóbora.



O natal é a época do ano em que mais gostamos de estar em família e dar graças por estarmos juntos nesse dia especial mas também é uma ocasião para recordar as pessoas que já não estão por perto, e a melhor forma de o fazer é manter as tradições. É por isso que todos os natais se fazem os formigos, um doce que costumava ser feito pela nossa avó paterna e que o nosso pai comer. Nós nunca chegaram a conhecer esta avó mas a receita dos formigos que ela deixou faz com que ela seja lembrada de forma especial todos os natais.


O nosso natal pode ser feito de tradições e memórias mas há sempre espaço para novas receitas. Desde que a Andreia começou a interessar-se pela pastelaria o tronco de Natal também passou a ocupar um lugar na mesa. Antes disso ninguém se sentia corajoso o suficiente para fazer um Tronco de Natal que fosse digno da ementa de natal.


Muitas das receitas que são preparadas para a ceia de Natal são preparadas muitas horas antes para garantir que tudo vai estar pronto quando a hora do jantar chegar mas há costumes que só acontecem depois das doze badaladas da meia-noite terem soado e das prendas terem sido abertas. O vinho quente está sempre presente neste momento, uma bebida muito apreciada pelo nosso avô. 


Apesar de ser tradição os restantes adultos à mesa juntarem-se a ele para um copo de vinho quente, ninguém o parece apreciar tanto como ele. De qualquer forma, há sempre chocolate quente com especiarias e bolachas de gengibre e canela para quem preferir trocar o vinho pelos sabores quentes e reconfortantes do natal.


Cada uma das 12 receitas de Natal do Piquenique tem uma história. Algumas já sobreviveram a três gerações, outras começaram apenas agora, como a criação deste pequeno livro de receitas.
O Natal é uma época de celebração, amor e partilha e nós já nos sentimos mais felizes só por partilharmos alguns dos nossos segredos culinários contigo.


Feliz Natal

CONVERSATION